Uma cena registra numa praia de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, no último fim de semana está gerando revolta nas redes sociais. A cliente de uma barraca que presta serviços de bebidas aparece cometendo um claro ato xenofóbico contra uma argentina que trabalha no local.
As imagens começam mostrando o que parece ser um ligeiro desentendimento entre as duas, na faixa de areia. A estrangeira segura uma bandeja e brasileira, em meio à discussão, diz para que a trabalhadora “volte para seu país”.
“Volta para o seu país! Volta para o seu país”, repete duas vezes a cliente, em tom agressivo, deixando a interlocutora constrangida, embora ela reaja dizendo “o que isso tem a ver? Volto para lugar nenhum”. O episódio de ódio contra a cidadã da nação vizinha foi registrado por um outro frequentador da barraca, que imediatamente começa a interferir na conversa.
“Xenofobia, hein... Xenofobia é crime, viu?”, diz o homem, indo em direção da autora dos insultos, que a essa altura parecia abandonar a discussão e caminhar para encontra uma amiga.
A acompanhante da autora das falas xenofóbicas ainda tenta amenizar a situação, dizendo ao rapaz que registra a cena que não é isso, para depois dizer que “não pode filmar”, questionando se quer que ela “chame seus direitos”.
Veja a cena: