SOLIDARIEDADE

Tragédia no RS: MST distribui mais de 10 mil marmitas para atingidos pelas enchentes

Acampados e assentados se mobilizaram para produzir marmitas para as cidades afetadas

O movimento produz 1500 marmitas por dia para alimentar as vítimas das enchentes.Créditos: /Divulgação/MST
Escrito en BRASIL el

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se mobilizou para realizar entrega de marmitas através do projeto Cozinha Solidária, para atender as vítimas das enchentes que atingiram a região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul

Diversas instituições públicas e privadas se organizaram para receber e distribuir doações em todo o estado. Além disso, o governo estadual criou uma chave Pix, na qual é possível que pessoas de todo o país colaborem com a causa e contribuam para o restabelecimento das cidades afetadas. 

O MST estabeleceu a sede da Cozinha Solidária na cidade de Encantado, um dos locais atingidos, e já distribuiu comida suficientes para mais de 10 mil refeições. Ao todo, são feitas 1500 marmitas por dia para serem entregues às comunidades. Integrantes do Levante Popular da Juventude se deslocaram até o município para a produção. 

“Viemos para essa tarefa humanitária com quantidade expressiva de produtos da reforma agrária, produtos orgânicos, vindos de cooperativas dos assentamentos do MST da região Metropolitana e ficaremos aqui", conta o assentado Marildo Molinari ao portal Brasil de Fato.

Voluntário trabalhando durante a produção das marmitas
Créditos: MST

O movimento ainda abriu uma chave Pix pela qual pessoas e entidades podem realizar doações para auxiliar na compra dos alimentos e nos custos de produção. 

  • Pix CNPJ 10.568.281/0001-37.

Desde o início das chuvas intensas, em 4 de setembro, foram registradas 47 vítimas fatais, de acordo com o último levantamento da Defesa Civil, divulgado na terça-feira (12). A tragédia aconteceu por conta de um ciclone extratropical, que causou a inundação do Rio Taquari, que possui nascentes em alguns dos municípios atingidos.

São mais de 20,5 mil desalojados, 4,7 desabrigados e 920 feridos, com a estimativa de que 340 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes. O governo federal disponibilizou R$ 400 por pessoa atingida, que foi distribuído entre os municípios que se cadastraram para receber o benefício, na última segunda-feira (11). 

Equipes de forças militares, insumos médicos, atendimento de saúde especializado às vítimas e equipamentos como barcos, botes e helicópteros foram encaminhados para auxiliar nos resgates de moradores da região.