Pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), foram suspensos na noite desta sexta-feira (25) após uma suposta ameaça em voo.
Por volta das 20h50, um avião da Azul pousou e o piloto, segundo informações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), acionou no transponder o código 7500, de interferência ilícita. O sinal é utilizado para alertar controladores de voo sobre invasão ou tentativa de invasão ao cockpit da aeronave.
Após o acionamento do código, o avião ficou parado na pista e a Polícia Federal realizou checagem. Até o momento, não há informações sobre o motivo para o acionamento do alerta.
Os primeiros relatos nas redes sociais davam conta de ameaça de sequestro ou mesmo de bomba no perímetro do aeroporto. Há ainda informações de pessoas que estavam na aeronave de que um passageiro "alterado" teria tentado entrar na cabine do piloto.
Por volta das 22h10, entretanto, o aeroporto retomou suas atividades. Segundo a Azul, todos procedimentos de segurança foram seguidos por funcionários e por autoridades, como agentes da Polícia Federal e, após checagem, foi constatada a segurança do voo e todos os tripulantes e passageiros desembarcaram com segurança.
Esta matéria será atualizada conforme forem obtidas mais informações.
Confira abaixo relatos nas redes sociais sobre o ocorrido