Uma cena de violência dantesca se espalhou pelas redes sociais nas últimas horas e gerou indignação em todo o Brasil. Um trio de policiais militares do Paraná aborda dois homens em situação de rua, no município de Pitanga, na região central do Estado, na noite da última sexta-feira (18). Eles estariam debaixo da marquise de um supermercado, abrigando-se da chuva, o que teria despertado incômodo num funcionário do estabelecimento, que acionou a PM, conforme reporta o site Banda B.
Nas imagens, os policiais, dois homens e uma mulher, parecem chegar já impacientes para a ‘ocorrência’. Após advertirem os dois cidadãos sem-teto, um deles, aparentemente mais lúcido, sai de forma mais rápida do local, enquanto o colega, em visível estado alterado de percepção e lucidez, fica titubeante e confuso. Nesse momento, um dos PMs, sem qualquer ação ou reação do sujeito, dá um violentíssimo tapa no seu rosto, fazendo desabar no chão.
Mas a selvageria não estava completa. O mesmo agente pega o morador de rua pelo braço, com o membro torcido, e sai o arrastando na via. O outro PM não esboça qualquer reação, nem intervém para cessar a violência gratuita do parceiro. Chama a atenção na cena a reação da policial feminina que acompanha o absurdo ato de covardia do companheiro: ela anda na mesma direção em que o sem-teto é arrastado e, olhando para ele humilhado e surrado, sorri.
O site Banda B reporta ainda que entrou em contato com a Polícia Militar do Paraná e que a corporação afirmou que “vai investigar as agressões filmadas por uma testemunha e que diante dos fatos narrados, promoverá a instauração do devido procedimento apuratório para o levantamento de todas as circunstâncias que envolvem a ocorrência, no estrito cumprimento das leis e procedimentos protocolares que orientam a atividade policial”.