Uma operação conduzida por agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo “levou” o chamado “fluxo” (aglomeração de dependentes químicos usuários de crack) das ruas da região da Santa Ifigênia, na área central da capital paulista, para um perímetro do Bom Retiro, num trecho que fica embaixo da Ponte Governador Orestes Quércia, na noite de sábado (8).
Imagens registradas por pessoas das duas áreas mostram tanto a retirada dos usuários de crack das ruas dos Protestantes e José Paulino, como a chegada deles ao novo lugar onde se formará a “cracolândia” agora, na Marginal Tietê, próximo da Avenida do Estado. A prefeitura de São Paulo, a quem está subordinada a GCM, não confirmou oficialmente a operação, mas os vídeos registrados mostram as pessoas sendo escoltadas no trajeto para a nova localidade.
A região onde está a Ponte Governador Orestes Quércia é formada por um complexo viários, com pontos e espaços sem residências ou comércios, o que teria pesado na escolha do novo ponto onde se instalará a cracolândia, que nos últimos anos tem trazido muitos transtornos, além de uma onde brutal de criminalidade, pelos bairros residenciais e comerciais por onde se instalou.
Veja os vídeos: