PREVISÃO DO TEMPO

Litoral norte de São Paulo e regiões do Sul podem sofrer chuvas fortes nesta quinta

Inmet emitiu novo alerta de alagamentos e riscos de deslizamentos em São Sebastião e cidades do Sul; veja informações

Alagamento em São Sebastião nesta segunda (12).Créditos: Reprodução/ Facebook Felipe Augusto
Escrito en BRASIL el

Um grande volume de chuvas atingiu o litoral norte de São Paulo, na cidade de São Sebastião, na noite desta segunda-feira (12) em decorrência de uma frente fria sobre a região. No momento, a chuva permanece contínua, embora com menos intensidade, e as aulas nas escolas locais permanecem suspensas. 

Na tarde desta quarta-feira (14), um novo alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e será válido até esta quinta para o litoral norte de São Paulo. “Risco de ‘grandes alagamentos e transbordamentos de rios’, além de ‘grandes deslizamentos de encostas’", afirma em nota.

Região de risco, segundo o Inmet Foto: Reprodução

Três das quatro cidades do litoral estão em alerta, além de São Sebastião, são elas: Caraguatatuba e Ilhabela. O Inmet destaca o alerta também para cidades do Sul brasileiro.

A Defesa Civil comunica que um ciclone extratropical pode trazer enxurradas fortes em um curto período de tempo, principalmente para as cidades litorâneas. A partir de sexta, passando por Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e também locais como São Paulo e Rio de Janeiro, onde vai ficar mais leve.

Em São Sebastião, a previsão é que a chuva dure até sexta-feira (16). Já no Sul, as áreas atingidas pelo ciclone serão a região do Baixo Vale e vizinhas, podendo ficar com acumulados de 100 entre 150mm

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, há riscos de alagamentos, deslizamentos, fortes rajadas de vento, enxurradas e inundações. De acordo com previsões do ClimaTempo, as chuvas intensas devem chegar nas próximas horas no estado catarinense e no Rio Grande do Sul.

Aproximação do ciclone extratropical no Sul. Foto: Reprodução/Windy

O Inmet informa que as populações que residem nas áreas litorâneas tomem algumas precauções, tais como desligar aparelhos eletrônicos e quadro geral de energia; observar alteração nas encostas; permanecer em local abrigado e em caso de situação de inundação ou similar, proteger os pertences da água, colocando-os em sacos plásticos.