O Partido dos Trabalhadores pediu neste domingo (7), por meio de uma notificação extrajudicial, que o Google explique o porquê de o algoritmo da ferramenta associar presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a palavra “corrupção”.
Na sexta-feira (5), o youtuber Felipe Neto foi às redes sociais para alertar que ao digitar no Google a expressão “Lula coroação”, a própria página do buscador remete para uma “correção”: “Lula corrupção”.
Te podría interesar
Nos últimos dias cresceu o número de buscas sobre a participação de Lula na coroação do Rei Charles III, realizada no sábado (6).
Na notificação enviada ao Google, o PT diz que a plataforma fez uma “confusão” e agiu com “falta de transparência”. A legenda pede a suspensão da correlação e diz que a associação pode configurar “abuso de poder econômico e violação do direito de livre consciência dos cidadãos brasileiros”.
Te podría interesar
“A notificada [Google] está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”, defendeu o PT.
Segundo o PT, a associação só é feita quando o nome de Lula é pesquisado. Quando a mesma busca era feita com o nome de Bolsonaro, a correção sugerida era “Bolsonaro coração”.