A turbina de um avião da companhia Gol explodiu na tarde desta quinta-feira (4) na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O incidente ocorreu no exato momento em que a aeronave iniciava a disparada para decolar. Se a falha que resultou nas chamas e na destruição parcial da turbina tivesse ocorrido com o avião já no ar, uma tragédia de grandes dimensões poderia ter ocorrido.
O voo GOL 2040 iria do Rio para Porto Alegre (RS), às 17h27. A empresa aérea não informou o número de passageiros e tripulantes que estavam embarcados na hora do incidente. A pista do Santos Dumont precisou ficar fechada por mais de uma hora para que funcionários a limpassem, retirando peças e resíduos que se espalharam no local após a explosão.
A Gol Linhas Aéreas emitiu uma nota falando sobre o ocorrido, que classificou como uma “falha técnica ocorrida no início da corrida em baixa velocidade” do procedimento de decolagem, reiterando que os pilotos "agiram rapidamente", dentro dos protocolos de segurança, "colocando o avião na posição de estacionamento".
Veja as imagens em dois vídeos: