RELEMBRAR É VIVER

VÍDEO - Damares em 2019: "Ninguém me ofereceu ainda um cigarro de maconha"

Fala da senadora foi resgatada nas redes sociais após reportagem da Fórum mostrar que avião apreendido com 290 kg de maconha pertence à igreja evangélica de seu tio

Damares Alves, sobrinha do dono do avião apreendido com 290 kg de maconha.Créditos: Pedro França/Agência Senado
Escrito en BRASIL el

Diante da revelação trazida pela Fórum de que o avião apreendido pela Polícia Federal (PF) nesta segunda-feira (29) com 290 kg de maconha pertence à Igreja Quadrangular, instituição ligada ao tio da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), um vídeo da então ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, de 2019, voltou a circular com força nas redes sociais. 

Trata-se de uma declaração de Damares feita em um evento da extrema direita em São Paulo, o CPAC Brasil (Conferência de Ação Política Conservadora), em que afirma que "ninguém me ofereceu ainda um cigarro de maconha"

"Estou aqui há 24 horas e ninguém me ofereceu ainda um cigarro de maconha e nenhuma menina introduziu um crucifixo na vagina", disse a então ministra ao iniciar sua intervenção. 

Relembre

Damares e o avião com maconha: entenda

A Polícia Federal (PF) realizou neste sábado (27) uma operação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo por tráfico interestadual de drogas. O suspeito foi detido no aeroporto de Belém, quando tentava transportar 290 quilos de skunk, uma forma concentrada de maconha.

Essa apreensão poderia ser apenas mais uma entre as realizadas diariamente pela PF, porém, o avião em questão pertence à Igreja Quadrangular-PA que, por meio de um comunicado, admitiu ser a proprietária da aeronave apreendida.

Em comunicado, a igreja afirmou ter acionado a Polícia Federal assim que tomou conhecimento do conteúdo ilícito que seria transportado pelo suspeito.

Agentes da PF foram informados sobre um carregamento de entorpecentes com destino à cidade de Petrolina e agiram prontamente. O responsável pela droga foi abordado antes da decolagem e chegou a tentar fugir, mas foi capturado em seguida.

De acordo com informações da PF, a aeronave estava sendo utilizada pelo ex-deputado e pastor Josué Bengtson e por seu filho, Paulo Bengtson, que também é ex-deputado federal e atualmente integra o governo do estado do Pará.

Josué Bengtson é líder espiritual na Igreja Quadrangular no Pará e também é tio e padrinho político de Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Família no governo Bolsonaro (2019-2022) e atualmente senadora pelo Distrito Federal.

A carreira política de Damares Alves foi impulsionada pelas mãos de seu tio: primeiro nos anos 1980, quando Damares foi ordenada pastora da Quadrangular, e após formar-se em Direito e obter a OAB, começou a atuar em outra esfera política e religiosa.

Nos anos 1990, Damares Alves foi trabalhar no gabinete de Josué Bengtson (PTB-PA) - o nepotismo estava começando a ser extirpado da política -, posteriormente, Damares trabalharia em uma série de gabinetes da esfera religiosa, até se tornar ministra da Família e hoje, senadora.

Josué Bengtson, tio de Damares, é o secretário executivo da Igreja Quadrangular do Pará. Sobre a droga encontrada na aeronave, ele e seu filho declararam não ter conhecimento de que o skunk seria carregado na aeronave.