Com o objetivo de ouvir os movimentos sociais das periferias e construir políticas públicas voltadas aos territórios periféricos do país, o Ministério das Cidades lançou a ação “Caravana das Periferias” na última sexta-feira (12), em Belém (PA).
Associações, coletivos, grupos e agentes locais de áreas periféricas da capital paraense se reuniram na Usina da Paz no Guamá, para dialogar com autoridades dos poderes executivos federal, estadual e municipal.
Essa ação inovadora de ouvir a periferia percorrerá 12 capitais do país, sendo que já foram feitas em seis delas. Além de Belém, onde aconteceu o lançamento, ocorrerão eventos com grande público no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
De acordo com o Ministério das Cidades, “a ação tem por objetivo conhecer e reconhecer os agentes territoriais, realizar diagnóstico dos temas, projetos, iniciativas que estão mais potentes nas periferias e integrar essas iniciativas às políticas públicas intersetoriais”.
Com a iniciativa, as comunidades são convidadas a se reunirem e debaterem os seus principais problemas.
Um dos resultados da Caravana das Periferias será a realização de um Mapa das Periferias do Brasil, reforçando o que há de potência nos territórios e quais são as necessidades dessas comunidades.