POLÍTICAS PÚBLICAS

Governo federal lança “Caravana das Periferias” em Belém

Ação inédita do Ministério das Cidades quer ouvir quem vive nos territórios periféricos com objetivo de construir políticas públicas para as comunidades

Escrito en BRASIL el

Com o objetivo de ouvir os movimentos sociais das periferias e construir políticas públicas voltadas aos territórios periféricos do país, o Ministério das Cidades lançou a ação “Caravana das Periferias” na última sexta-feira (12), em Belém (PA).

Associações, coletivos, grupos e agentes locais de áreas periféricas da capital paraense se reuniram na Usina da Paz no Guamá, para dialogar com autoridades dos poderes executivos federal, estadual e municipal.

Essa ação inovadora de ouvir a periferia percorrerá 12 capitais do país, sendo que já foram feitas em seis delas. Além de Belém, onde aconteceu o lançamento, ocorrerão eventos com grande público no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

De acordo com o Ministério das Cidades, “a ação tem por objetivo conhecer e reconhecer os agentes territoriais, realizar diagnóstico dos temas, projetos, iniciativas que estão mais potentes nas periferias e integrar essas iniciativas às políticas públicas intersetoriais”.

Com a iniciativa, as comunidades são convidadas a se reunirem e debaterem os seus principais problemas.

Um dos resultados da Caravana das Periferias será a realização de um Mapa das Periferias do Brasil, reforçando o que há de potência nos territórios e quais são as necessidades dessas comunidades.