Um jovem de 20 anos sacou uma faca dentro de uma sala de aula de um colégio público de Salvador, na Bahia, na manhã desta quinta-feira (13), e antes mesmo que conseguisse perpetrar um massacre foi contido por alunos e adultos que se supõe serem funcionários da unidade.
O caso ocorreu na Escola Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro Fazenda Grande I. A Polícia Militar da Bahia e a Secretaria de Segurança Pública informaram por meio de nota que o rapaz é aluno da instituição e que invadiu a escola, já que não era seu horário de aula. Segundo o depoimento preliminar dele aos PMs, a intenção era apenas gerar pânico nos alunos, professores e servidores do local e a ação teria sido estimulada por participantes de um aplicativo de jogos online, o “Discord”, que estariam o chantageando.
As aulas na Escola Estadual Luiz José de Oliveira, por determinação da Secretaria Estadual de Educação, foram suspensas nesta quinta, embora a pasta tenha reforçado que ninguém ficou ferido no lamentável e assustador episódio desta manhã.
Leia a íntegra da nota emitida pelas autoridades da Segurança Pública:
“Um estudante que alega ter sido orientado e instigado por meio de um aplicativo para ameaçar colegas e professores foi alcançado por equipes da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Cajazeiras), na manhã desta 5ª feira (13.abr). O jovem de 20 anos levou uma faca para a escola situada em Fazenda Grande I, com o objetivo de provocar pânico. Ele revelou ter baixado um aplicativo e, com isso, criminosos tiveram acesso a conteúdos pessoais e familiares e o estavam chantageando. Segundo o comandante da 3ª CIPM, tenente-coronel César Augusto Santiago, os professores perceberam a situação e acionaram a polícia. Ninguém ficou ferido. O criminoso presta depoimento neste momento, na 13ª Delegacia Territorial (DT/Cajazeiras). A Secretaria da Segurança Pública vem acompanhando as mídias sociais para se antecipar a esses casos, além de identificar e responsabilizar os responsáveis por estes delitos.”