A reitoria da Universidade de Brasília (UnB) emitiu uma nota na tarde desta quarta-feira (12) para informar que o autor das mensagens ameaçadoras de teor nazista e homofóbico, escritas nas dependências da instituição educacional na terça (11), que prometia um massacre para o dia de hoje, já foi identificado e está preso.
Por meio de imagens de câmeras de segurança, a Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Federal chegaram ao criminoso, um aluno do curso de Comunicação, cuja idade e identidade não foram reveladas. Ele responderá não só na Justiça pelo ato, mas também a um processo administrativo disciplinar, que pode culminar com a sua expulsão da UnB.
A nota diz ainda que a reitoria estuda pedir medidas cautelares para que o aluno, caso seja solto por ordem judicial, não possa retornar às aulas até que seu processo administrativo disciplinar seja concluído. A UnB reafirma que segue trabalhando junto com as forças de segurança, nos âmbitos distrital e federal, para que qualquer nova ameaça de violência seja imediatamente investigada.
Márcia Abrahão, a reitora da Universidade de Brasília, encerra o comunicado dizendo que “incitações ao crime e ações de intolerância, violência e preconceito não são e jamais serão toleradas na UnB”.