EITA!

VÍDEO: Fim do mistério sobre o clarão nos céus de Cubatão (SP)

Cidade da Baixada Santista apareceu nos noticiários de todo o país por conta de uma luz noturna intensa surgida nos últimos dias. Veja o fenômeno e entenda o que ocorreu

Clarão nos céus de Cubatão (SP).Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Os moradores de Cubatão (SP), na Região Metropolitana da Baixada Santista, ficaram assustados nos últimos dias por conta de uma forte luminosidade que clareou o céu da cidade que é conhecida por ser um gigante e ativo polo industrial e petroquímico. Desde o primeiro momento foi notado que a luz vinha da direção de onde está localizada a refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, que tem tochas que permanecem 24 horas por dia acesas, mas o clarão era bem diferente e muitas vezes mais forte.

Logo que a luminosidade foi percebida, no sábado (8), a primeira tese de quem via o fenômeno era a de que um grande incêndio poderia estar ocorrendo na unidade de refino de petróleo, ou ainda em alguma área vasta da vegetação da encosta da Serra do Mar. No entanto, o Corpo de Bombeiros negou a existência de qualquer ocorrência do tipo em andamento e disse que não foi contactado para ir até o local.

Com as imagens impressionantes viralizando por todo o país e podendo ser vistas até de Santos, São Vicente e Praia Grande, a direção da refinaria Presidente Bernardes informou que o clarão assustador, na verdade, tinha sido provocado por um procedimento relativamente banal e corriqueiro realizado na unidade, chamado de “flare”. Seria a queima dos excessos de gases acumulados na refinaria, uma medida que não é poluente, tampouco nociva ao meio ambiente.

Não à toa o clarão vinha da mesma direção em que fica a famosa tocha da refinaria, já que ela própria foi utilizada para a tal queima. Um vídeo gravado mais de perto por um motorista mostra que as labaredas realmente estavam muito mais fortes que o habitual.

Veja o vídeo: