O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é um corintiano fanático e há tempos gosta de fazer provocações ao Palmeiras, maior rival do clube do Parque São Jorge. No entanto, nesta sexta-feira (31), o popular “Xandão”, que fez ruir toda a valentia tresloucada dos extremistas bolsonaristas, resolveu usar o Verdão como exemplo enquanto fala do problema das big techs.
Moraes participava de um evento na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), em São Paulo, onde é professor, e explanava sobre a relação entre democracia e as empresas de dados, como o Google e as gigantes que atuam no ramo das redes sociais. Para explicar por que é importante utilizar os algoritmos de maneira isenta e transparente, para tornar a verdade mais explícita e menos questionável, o magistrado resolveu falar do Alviverde.
“Por que escolhem colocar em 1º lugar, se você consulta determinada notícia... Por exemplo: Palmeiras não tem título mundial... Que é uma verdade... Aí você consulta e vem primeiro uma notícia... ‘Não, não é verdade, o Palmeiras em 1615 ganhou de um time da várzea e isso é considerado título’... Porque algum palmeirense fez o algoritmo... Aí tá: ‘Patrocínio: Crefisa’... Por que esse vai em primeiro e a outra notícia vem em segundo? Deve haver uma transparência maior dos algoritmos”, disse Moraes, para gargalhadas gerais na plateia.
Veja o vídeo: