Um ataque de abelhas provocou a morte de um homem, enquanto outra pessoa foi internada no Recife (PE). O caso ocorreu, neste domingo (12), em uma área de mata em Igarassu, Região Metropolitana, onde um grupo de corredores fazia uma trilha.
A assessoria de comunicação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Igarassu divulgou que a vítima fatal se chama Severino Paulo e chegou ao local sem vida.
O internado é Krisna Murari, de 42 anos, conhecido como Muralha. Ele foi atendido na UPA de Igarassu e, na sequência, precisou ser transferido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.
O grupo Vem Correr - UV na Pista publicou, nas redes sociais, uma nota de pesar em homenagem a Severino Paulo e desejou a recuperação de Muralha.
“Infelizmente, corredores foram atacados por abelhas africanas, e um dos nossos amigos, o atleta Paulo, veio a óbito. O amigo corredor Muralha está em recuperação no HR. Nossos sentimentos à família e aos amigos do atleta Paulo. Desejamos a você, Muralha, melhoras e uma rápida recuperação”, diz a mensagem.
“O socorro foi muito rápido, graças a Deus. Os amigos agiram muito rápido, os mais experientes, o que foi a salvação para Muralha conseguir escapar das abelhas”, declarou Lucicleide Barbosa, esposa de Muralha, em entrevista ao G1.
Ela explicou que cerca de 50 pessoas estavam fazendo a trilha quando foram atacadas pelas abelhas. “Um grupo correu para um lado, o outro conseguiu parar num determinado local e voltar. O outro correu para o outro. Então, foi tudo muito rápido”, relatou.
Ela disse, ainda, que o marido recebeu medicação, está bem e em observação no hospital. O HR confirmou que o estado de saúde dele é estável.
Qual o maior perigo das picadas de abelhas
Uma picada de abelha causa apenas dor, inchaço e vermelhidão no local para a maioria das pessoas, o que é chamado de reação local. Porém, uma pequena porcentagem é alérgica a picadas de insetos e sofre uma reação muito mais grave e perigosa, chamada de reação generalizada.
Portanto, o grande perigo das picadas de abelhas e vespas é a reação alérgica, chamada anafilaxia ou choque anafilático. A anafilaxia pode ocorrer depois de uma única picada. Cerca de 3% da população é alérgica ao veneno de abelhas e pode desenvolver reações anafiláticas após receber o ferrão do inseto.