O surfista André Luiz Gomes da Silva, de 32 anos, foi atacado por um tubarão na Praia dos Milagres, em Olinda, Pernambuco. Seu estado clínico é grave, mas estável, devido a ferimentos na coxa e panturrilha esquerdas.
Segundo boletim divulgado, nesta terça-feira (21), pelo Hospital da Restauração (HR), para onde foi encaminhado, o rapaz foi submetido a uma cirurgia vascular.
“Foi uma mordedura de tubarão. Bem profunda. Pegou musculatura e vasos também”, declarou o médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Renato Souto, em entrevista à TV Globo, de acordo com o G1.
Mauro Melo, que trabalhava na praia no momento do ataque, retirou o surfista do mar. Ele afirmou que estava no seu bar quando ouviu os gritos. André pediu “socorro” e as pessoas alertaram: “É tubarão”.
“Queria tirar ele. As lesões na batata da perna eram as piores. Peguei uma cordinha que o surfista usa para ficar preso à prancha, o estrepe, e fiz um torniquete. Ele também dizia ‘Deus, Jesus, não deixe eu morrer’”, destacou.
Primeiro caso em PE ocorreu em 1992
O primeiro caso de ataque de tubarão em Pernambuco ocorreu em 1992. De lá para cá, outras 74 ocorrências aconteceram no estado, sendo 64 no continente e dez no arquipélago de Fernando de Noronha.
O último caso registrado, antes do de André, foi em Noronha, em abril de 2022, quando um turista de Rondônia foi mordido no pé. Em janeiro de 2022, uma menina de 8 anos também foi atacada na ilha e teve a perna amputada.