TRAGÉDIA

Governo de São Paulo prepara resgate marítimo de pessoas ilhadas no litoral

Número de mortos já chega a 45, com cerca de 2.500 desabrigados em consequência das tempestades em cidades do litoral de SP

As autoridades querem agilizar a retirada das pessoas.Créditos: Reprodução/Instagram Prefeitura de São Sebastião
Escrito en BRASIL el

O número de mortos devido às tempestades que atingiram o litoral paulista, neste final de semana, já chega a 45. Até o momento, há o registro de cerca de 2.500 pessoas desabrigadas.

O governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou, durante entrevista ao Bom Dia Brasil, nesta terça-feira (21), que ainda há entre 30 e 40 desaparecidos. Ele afirmou, também, que os trabalhos de resgate foram reforçados com a ampliação do número de profissionais envolvidos.

Tarcísio agradeceu a atuação da Marinha no trabalho junto às vítimas dos desastres e no fornecimento de seis aeronaves e um hospital de campanha. Além disso, segundo o governador, serão preparadas embarcações para chegarem às praias e retirar as pessoas ilhadas por via marítima.

O governador disse que, na manhã desta terça, começaram a chegar aos locais de difícil acesso helicópteros com alimentos e água para ajudar a população.

Vítimas identificadas

Sete vítimas da tragédia já foram identificadas. Entre elas, três crianças. Além disso, morreram dois homens adultos e duas mulheres adultas. Os corpos foram liberados para o sepultamento.

Mais 23 pessoas estão sendo atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte, incluindo cinco crianças. Há seis pacientes em estado grave.

Trecho da Rio-Santos pode não existir mais

Felipe Augusto (PSDB), prefeito de São Sebastião, afirmou que um trecho da rodovia Rio-Santos, entre Barra do Sahy e Juquehy, pode não existir mais. O local foi afetado por quedas de barreiras.

“De Barra do Sahy até Juquehy não há mais ligação. Os técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e também do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), junto com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), farão mais uma série de vistorias para ver se a estrada ainda está lá”, declarou.

“É grande a quantidade de sedimentos, de rochas, de árvores que caíram em um trecho de aproximadamente 600 metros. Então, esse eixo carroçado da rodovia pode não existir mais. As avaliações estão sendo feitas”, acrescentou.

Lula libera FGTS e prioriza Minha Casa Minha Vida para vítimas das chuvas

O governo do presidente Lula (PT) vai liberar saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e priorizar a população dos municípios atingidos pelas chuvas no litoral norte de São Paulo para moradias populares do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O anúncio foi feito pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. A região do litoral norte foi atingida por tempestades avassaladoras, que provocaram a morte de mais de 40 pessoas e centenas de desabrigados.

“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento [saque] do FGTS, basta que sejam moradores das regiões de risco, das regiões que foram afetadas”, declarou Simone.

Em relação ao Minha Casa, Minha Vida, a ministra afirmou que a Medida Provisória do governo que relançou o programa habitacional prevê, entre o público prioritário para receber as moradias, as “famílias desabrigadas que estão em estado de emergência ou de calamidade pública”.

O governo federal anunciou a liberação de R$ 33,7 milhões para ações de Defesa Civil em 54 município atingidas por desastres ambientais. Os valores serão destinados a cidades de dez estados: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.