Um grupo de policiais militares agrediu um homem imobilizado com chutes e golpes de cassetete, durante uma confusão em uma festa de pré-Carnaval. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (16), no município de Baturité, interior do Ceará.
A ação dos PMs foi flagrada por uma testemunha. O vídeo, publicado pelo Diário do Nordeste, mostra várias pessoas próximas ao homem, que estava sentado no chão.
Em determinado momento, um militar puxou o homem pelas costas e enquanto ele caía foi atingido com um golpe de cassetete na barriga, mesmo com a situação totalmente controlada. A vítima ainda levou um chute nas costas quando estava deitada. Os agentes usaram spray de pimenta contra as pessoas.
Depois das agressões, duas mulheres tentaram ajudar o homem caído no chão enquanto os PMs se afastavam do local.
Segundo a Polícia Militar (PM), os agentes foram acionados por pessoas que estavam na festa por causa de uma “briga generalizada”.
“O caso vai ser apurado”, diz Polícia Militar
Ainda conforme a corporação, “o caso será apurado para averiguar a existência de possíveis excessos na atuação dos policiais militares”. “Os envolvidos foram afastados do serviço operacional preventivamente até o final da apuração”.
Já a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que determinou a imediata instauração de procedimento disciplinar para apuração administrativa, de acordo com informações do G1.
“As diligências em torno da ocorrência já estão sendo realizadas, objetivando esclarecer os fatos e identificar os policiais envolvidos na ação”, apontou a CGD.