Uma imagem registrada pelo físico Marcelo Saba, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e pelo doutorando Diego Rhamon, também acadêmico da área, por meio de uma câmera que capta até 40 mil imagens por segundo, mostrou ao mundo um fato raríssimo: o exato momento em que um raio desce do céu e é disputado por vários pontos de descargas positivas ascendentes, que saem da terra, para se conectarem a ele.
A cena flagrada é tão impressionante que foi usada Geophysical Research Letters (GRL), uma das publicações mais importantes do mundo sobre o assunto.
“A imagem foi captada em uma noite de verão, em São José dos Campos (SP), quando um raio descendente de carga negativa se aproximava do solo com a velocidade de 370 quilômetros por segundo. No instante em que a descarga estava a apenas algumas dezenas de metros do solo, vários para-raios e saliências de edifícios situados na região produziram descargas positivas ascendentes, competindo para conectar-se com o raio que descia. A imagem final anterior à conexão foi obtida 25 milionésimos de segundo antes do impacto do raio sobre um dos prédios”, explica Saba.
Veja o vídeo impressionante: