AGRESSÃO GRATUITA

Audiência sobre caso de agressão a advogado de Lula já tem data para acontecer

Cristiano Zanin foi atacado verbalmente enquanto escovava os dentes no aeroporto de Brasília por Luiz Carlos Bassetto Júnior, que filmou a própria ação

Cristiano Zanin escova os dentes enquanto Luiz Carlos Basseto Júnior o agride..Audiência sobre caso de agressão a advogado de Lula já tem data para acontecerCréditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

A Justiça do Distrito Federal já marcou a data da audiência de conciliação entre Cristiano Zanin, advogado do presidente Lula (PT), e Luiz Carlos Bassetto Júnior, o bolsonarista que o agrediu enquanto escovava os dentes no aeroporto de Brasília no mês passado.

Os ataques ocorreram no último dia 11 de janeiro. Na ocasião, Zanin foi abordado por Luiz Carlos Basseto Júnior, já com a câmera do celular gravando a cena. Entre ofensas nas quais o advogado é chamado de “vagabundo”, em dado momento o detrator sugere uma agressão física ao profissional. “Vontade de meter a mão na sua orelha”, disse. Zanin, com muita paciência e sangue frio, apenas ignorou os ataques.

Ao sair do banheiro, um policial já aguardava o advogado, que reportou o ocorrido. Três dias depois, Zanin confirmou a identidade do agressor. Basseto Júnior tem 29 anos e é residente de São Paulo. Quando procurado, ele afirmou ao Brasil247 que não é o autor das agressões e não estava em Brasília no dia 11. No entanto, a Polícia Civil do DF atestou durante a investigação que o homem gravado era de fato Basseto Júnior. Além disso, o agressor estaria em conexão para Miami, na Flórida (EUA).

Com a denúncia feita e apoiada pelo vídeo produzido pelo próprio Basseto Júnior, o delegado responsável pelo caso viu elementos que qualificam os crimes de ameaça, injúria e incitação ao crime, que neste caso seria de agressão física. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ainda apresentou queixa-crime na qual pede indenização de R$ 150 mil pelos danos morais decorrentes das condutas.

Segundo informações da coluna da Bela Megale, em O Globo, a audiência de conciliação está marcada para o próximo dia 12 de abril. Nela será oferecida a possibilidade de que as partes entrem em acordo quanto à reparação dos danos a fim de evitar que a disputa judicial se estenda. Fontes da coluna próximas a Zanin afirmam que as chances de o advogado aceitar qualquer acordo são muito pequenas.

*Com informações de O Globo.