O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou, após reunião nesta sexta-feira (15), a concessão de um título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Trata-se do título mais importante concedido por uma universidade, que pode ser destinado a personalidades eminentes, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, educação ou à humanidade.
A indicação da honraria a Lula foi apresentada pelo reitor da UFC, Custódio Almeida, que explicou sua motivação para agraciar o presidente com o título.
“A ideia de universidade está relacionada à construção do bem comum, à promoção dos direitos sociais, à ampliação do acesso aos serviços públicos. Promover a emancipação humana: é isto que dá sentido à universidade. Com o intuito de fortalecer a democracia e a promoção do direito à educação, pleiteia-se homenagear, com o título de doutor honoris causa, o presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, que desde o início de sua formação foi defensor dos princípios democráticos e da educação como elemento transformador de vidas".
A cerimônia de entrega da homenagem será realizada em 2024, em data ainda a ser definida como parte da agenda de comemorações de 70 anos da universidade.
Outro Honoris Causa, no mesmo dia
No mesmo dia, outra instituição aprovou título de Doutor Honoris Causa a Lula: a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A entrega da honraria ao presidente foi aprovada com 23 votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções em reunião do Conselho Universitário.
O conselheiro Lino Trevisan, relator da proposta, explicou o porquê o título será concedido.
"Conceder o título ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser uma justa homenagem, é um reconhecimento ao cidadão que, no exercício da Presidência da República, assinou a lei de transformação do Cefet-PR em UTFPR, elevando a Instituição a outro patamar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão".
O reitor Marcos Schiefler, por sua vez, classificou a aprovação do título como um momento histórico.
"É importante ressaltarmos o efeito do presidente Lula sobre a UTFPR; mas, se expandirmos [a análise] para as políticas que levaram a essa mudança sem precedentes na educação superior do Brasil, na oferta de vagas, na interiorização por meio dos institutos e universidades, claro que o efeito para a educação é muito maior. Mas a concessão aqui já é o suficiente, ao meu ver, ser baseada no que foi feito diretamente pela UTFPR".
39 títulos
Com os dois novos diplomas, Lula terá, ao todo, 39 títulos de Doutor Honoris Causa. O último havia sido anunciado em dezembro de 2022 pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
As honrarias máximas de instituições universitárias a Lula foram concedidas por 16 universidades públicas brasileiras - federais e estaduais -, 13 universidades argentinas e outras da França, de Portugal, da Espanha, do Peru, do Equador e da Bolívia.