POR MORADIA

VÍDEO: Manifestantes ocupam prédio do Ministério da Saúde em São Paulo

Polícia chegou ao local e reprimiu integrantes pacíficos da Frente de Luta por Moradia

Manifestação em frente ao prédio ocupado do Ministério da Saúde, em São PauloCréditos: Reprodução de vídeo/Frente de Luta por Moradia
Escrito en BRASIL el

Na noite deste sábado (25), manifestantes do movimento Frente de Luta por Moradia (FLM) ocuparam um prédio do Ministério da Saúde localizado na Avenida 9 de Julho, no bairro Bela Vista, em São Paulo (SP), onde estaria localizado o Núcleo Estadual da pasta no estado.

O grupo, formado por mulheres, homens, crianças e idosos, segurava cartazes com frases como “Ocupar não é crime” e “Nenhuma Mulher Sem Casa”. Eles transmitiram a ação no Instagram do movimento. Com a chegada da polícia, entoaram a palavra de ordem “Ocupação não é caso de polícia”.

A FLM afirma que o prédio estava abandonadosem função social e que ele pertence à União, por isso foi ocupado. Um funcionário que trabalhava no prédio confirmou ao G1 que ele estava desocupado, mas disse que seria usado para "algum serviço federal". O grupo foi dispersado da área por volta das 23h40.

Repressão policial

Em um vídeo, é possível ver o momento em que a líder do movimento negocia a saída pacífica dos ocupantes com a Polícia Militar e os policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que foram ao local.

Os policiais afirmam que vão aguardar a saída dos que estavam dentro do prédio, mas logo começam a reprimir os manifestantes, jogando spray de pimenta e gás lacrimogêneo.

A FLM afirmou que “a PM usou da força repressiva para oprimir famílias que lutam pelo direito à moradia” e questionou se “a polícia militar do governo Tarcísio desconhece que o prédio pertence à União e segue sem função social”.

“Ocupar não é crime. Enquanto houver gente sem casa, haverá a luta dos trabalhadores sem-teto!”, disse ainda.