POR UM TRIZ

Herói: Como garoto de 10 anos salvou a mãe que estava sendo eletrocutada

José Gabriel, um menino inteligente, só conseguiu evitar a tragédia por conta do que aprendeu na escola

José Gabriel salvou a mãe e mostra quadro de luz.Créditos: TV Globo/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Lucirene Gomes Botelho é uma servidora pública e dona de casa que se preparava para realizar duas tarefas muito comuns no último domingo (24): lavar roupa e limpar a área de serviço. O marido não estava em casa e ela ficou na companhia do filho José Gabriel, de 10 anos.

“Eu coloquei um tanquinho de lavar roupa aqui para lavar tapetes, estendi uma extensão. Quando eu tirei o tanquinho, percebi que havia ficado sujo. Eu pensei: ‘Vou lavar, mas antes, vou pegar a extensão para não molhar porque é perigoso água com energia’. Na hora que eu abaixei, que eu fui pegar, a extensão voou na minha mão, me jogou na parede. Eu caí no chão, fiquei me debatendo”, contou Lucirene a uma emissora afiliada da TV Globo no Tocantins.

Com todo o corpo formigando e sem controle, ela ainda conseguiu gritar pedindo ajuda, mesmo com a voz quase não saindo. José Gabriel estava em outro local da residência, ouviu os gritos e saiu correndo tentando achar a mãe.

“Eu escutei a minha mãe falar assim: ‘socorro, socorro’. Fui ver, a minha mãe estava tomando um choque. Eu pensei: ‘Ela caiu, eu vou ajudar ela a levantar’. Mas quando cheguei perto dela, vi que tinha uma rede de energia me puxando para ir para ela. Depois que ela falou que estava tomando choque e eu vi a extensão em cima da perna dela. Eu desliguei a torneira porque a água estava caindo em cima dela e se caísse mais água iria piorar a situação”, contou o garoto de 10 anos.

Após cessar a água, o menino foi até o quadro de luz da casa e desligou todos os disjuntores, fazendo com que a corrente fosse cortada em todo o imóvel, o que fez com que sua mãe “desgrudasse” da tomada.

“Eu tenho que agradecer à mamãe por ter me ensinado a desligar o disjuntor e a minha professora Andreia porque ela está me fazendo umas aulas sobre energia. Ela me levou lá no Senac, me mostrou como são várias energias, como nuclear, solar. Uma dessas energias era essa e eu lembrei da aula”, contou a criança ao repórter de TV.

A mãe, que não só ganhou uma oportunidade nova de seguir viva, disse que estava imensamente orgulhosa de o filho ter todo esse conhecimento aos 10 anos e ter a salvado.

“Meu filho me salvou. Deus direcionou ele e ele tomou a atitude correta. Fiquei muito orgulhosa do meu filho, muito orgulhosa, eu já tinha muito orgulho dele e agora é incondicionalmente”, disse emocionada.