Foragido desde 2021 quando teve sua prisão decretada e fugiu para os Estados Unidos, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos recebeu nesta sexta-feira (6) um recado da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), líder de seu partido na Câmara.
“Tic, tac. O golpista Allan dos Santos está foragido desde 2021 e hoje o Ministério da Justiça acionou o governo dos EUA e a Interpol para pedir sua extradição. Vai ter que pagar por todos os crimes que cometeu, sem anistia”, declarou a parlamentar em sua conta no Twitter.
De pronto, um internauta lembrou de episódio em que o difusor em massa de fake news gravou um vídeo, em novembro passado, no qual pedia a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “O que precisa ser feito nesse momento é uma ação bélica, drástica, uma ação militar, Alexandre de Moraes precisa ser preso”, declarou.
Mediante investigação da Polícia Federal a pedido do STF, Alexandre de Moraes afirma que Allan dos Santos é autor de diversos crimes. Entre eles, seria líder de uma organização criminosa responsável por atacar pessoas, servidores públicos, instituições, eleições e instigar as animosidades políticas vividas pelo Brasil.
Para Moraes, Allan foi o responsável por montar e coordenar uma verdadeira máquina de fake news que, entre outros alvos, fabricava e propagava ataques ao STF, ao Tribunal Superior Eleitoral e à CPI da Covid-19 no Senado.
Além disso, ele é acusado por lavagem de dinheiro, organização criminosa, uma infinidade de calúnias e injúrias, racismo e incitações a crimes de ódio. Moraes ainda destaca que toda a conduta de Allan dos Santos tem um único objetivo: enriquecer.
Paralelamente ao STF, o que inclusive comprova algumas das acusações de Moraes, Allan dos Santos foi condenado pela Justiça gaúcha a 1 ano e 7 meses de detenção por calúnias contra a cineasta Estella Renner. Ela a acusa em seu canal de “destruir a família e a vida de nossas criancinhas”, expondo-a à turba ensandecida bolsonarista que o segue.