O novo governo federal, sob o comando de Lula (PT), está monitorando os estragos causados pelas fortes chuvas que atingem cidades do interior de São Paulo nos últimos dias e prestando apoio às prefeituras e população atingida. Nesta quinta-feira (5), a pedido do presidente, os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Jader Barbalho Filho (Cidades) foram à Araraquara, um dos municípios mais castigados pelos temporais, para acompanhar os trabalhos das equipes da Defesa Civil e gestão municipal.
"Estamos nessa primeira semana acompanhando a situação das chuvas no interior de São Paulo para levar o suporte do governo federal, começando a recuperar a atuação da defesa civil e outros órgãos", anunciou o mandatário.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a prefeitura de Araraquara já deu entrada no pedido de reconhecimento de estado de emergência. Desde a última semana, o município vem sendo castigado por temporais sem precedentes que têm causado desmoronamentos, alagamentos, quedas de árvores e inúmeros transtornos.
No dia 28 de dezembro, quando o volume de chuva no município chegou a quase 200 milímetros em 24 horas, um carro com 6 pessoas da mesma família foi "engolido" por uma cratera. 5 morreram e uma criança segue desaparecida.
Os ministros enviados pelo governo federal visitaram os pontos de Araraquara mais afetados pelos temporais e se reunirão com o prefeito Edinho Silva para tratar de liberação de verbas e suporte aos atingidos.
Outras mortes
Além de Araraquara, as fortes chuvas que vêm caindo nos últimos dias estão castigando outras cidades do estado, como Campinas, São Carlos e a capital.
Em Campinas, um homem teve seu veículo atingido por uma árvore e morreu. Já em São Carlos, foi registrada a morte de uma mulher arrastada pela enxurrada na rua. Em cidades como Itupeva, São João da Boa Vista, Sumaré e Monte Mor há centenas de famílias desalojadas.