RESPOSTA AO TERRORISMO

Petroleiros se preparam para ‘receber’ bolsonaristas que ameaçam atacar refinarias

Em nota, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que já comunicou as autoridades sobre ameaças e convocou manifestações para defender unidades

Terroristas tentam tomar a refinaria de Araucária, no Paraná, em janeiro de 2023..Petroleiros se preparam para ‘receber’ bolsonaristas que ameaçam atacar refinariasCréditos: Twitter/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Em alerta sobre as ameaças bolsonaristas de ataques a unidades da Petrobrás, em especial suas refinarias, por bolsonaristas, a Frente Única dos Petroleiros (FUP) emitiu uma nota pública nesta terça-feira (10) anunciando medidas de proteção da categoria e das instalações da estatal.

“Após o rastro de destruição deixado em Brasília, com graves prejuízos ao patrimônio histórico, cultural e material, os terroristas bolsonaristas ameaçaram, em suas redes sociais, atacar as refinarias da empresa, com o objetivo de impedir o fornecimento de combustíveis à população”, diz a nota.

A FUP convocou manifestações em unidades da Petrobrás em todo o país para a próxima quarta-feira (11), data em que os bolsonaristas também planejam novas manifestações pelo Brasil, que teoricamente ocorreriam em paralelo com os ataques às refinarias. Durante os atos da FUP ainda haverá assembleias que discutirão o manifesto pela democracia da categoria.

“Estamos assistindo a um triste e vergonhoso capítulo de nossa história desde o último domingo. Depois dos ataques terroristas em Brasília, esses criminosos ainda querem parar as refinarias, prejudicando o povo brasileiro. Felizmente, percebemos a movimentação a tempo de impedir mais esse absurdo. Estamos monitorando as redes e as refinarias estão com segurança reforçada. Espero que os responsáveis por esses ataques sejam punidos com o rigor da lei", disse o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Ao ser alertada sobre mensagens que circulavam com grande abrangência nos grupos de mensagens bolsonaristas pregando ataques às refinarias, a FUP comunicou as ameaças ao serviço de inteligência e segurança corporativa da Petrobrás, ao presidente da estatal Jean Paul Prates e a órgãos federais de segurança pública. A organização ainda anunciou um monitoramento preventivo das unidades realizado pela categoria nesta terça-feira.

Veja onde ocorrem os protestos

Sindipetro AM

Refinaria Isaac Sabbá (Reman)

Sindipetro BA

Base de Taquipe

Sindipetro Caxias

Refinaria Duque de Caxias (Reduc)

Sindipetro CE/PI

Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor) - Portão A

Sindipetro ES

Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC)

Sindipetro MG

Portaria principal da Refinaria Gabriel Passos (Regap)

Sindipetro NF - Norte Fluminense

Cabiúnas e Heliporto do Farol

Sindipetro PE/PB

Refinaria Abreu e Lima (Rnest)

Sindipetro PR/SC

Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar)

Sindipetro RN

CNB Macau

Sindipetro RS

Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), às 7h45

Sindipetro SP

Refinaria Planalto de Paulínia (Replan)