Um capitão-tenente da Marinha foi preso em flagrante na última sexta-feira (2) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, após fazer insultas racistas a um professor de skate. Joanesson Stahlschimidt, de 36 anos, se desentendeu com Jagner Macedo Santos, três anos mais novo, e chamou-o de “preto de merda”.
Pessoas que frequentavam o parque filmaram a discussão e gravaram o momento da ofensa do militar. Stahlschimidt ainda tentou fugir do local e acabou cercado. Foi o próprio Jagner quem protegeu o militar e impediu um linchamento.
Assista a seguir as gravações do flagrante, publicadas pelo Uol
Nesse momento os seguranças do parque haviam chegado ao local e já tinham solicitado o reforço da Guarda Civil Metropolitana. Os dois foram levados 27o DP onde prestaram depoimento e o oficial foi preso em flagrante por injúria e entregue para a Marinha.
A discussão começou porque o militar passava em um local específico do parque, reservado para a prática de skate. O grupo de skatistas teria dito a Stahlschimidt que ali não seria permitido andar de bicicleta, ao que o militar respondeu dando uma carteirada e em seguida fazendo a ofensa enquanto pedalava para ir embora. A defesa do militar não foi encontrada pela imprensa.
*Com informações do Uol.