PROUNI

Prouni 2022: inscrições estão abertas para processo seletivo deste segundo semestre

O estudante que comprovar renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa pode ter bolsa integral; saiba mais sobre o programa criado no primeiro mandato do presidente Lula

Créditos: Reprodução / Pixnio
Escrito en BRASIL el

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2022 começam nesta segunda-feira (1) e se encerram na próxima quinta (4).

Para se inscrever é necessário ter feito uma das duas últimas edições do Enem – não vale em caráter de treineiro –, e atingido pelo menos 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame. Além disso, o candidato não pode haver zerado a redação.

O Prouni foi sancionado em 2005 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivo ofertar bolsas de estudo, integrais e parciais, em instituições de educação superior privadas para estudantes sem diploma de nível superior e com condições financeiras desfavoráveis.

Para obter a bolsa integral, o candidato precisa comprovar uma renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para bolsa parcial (que cobre 50% da mensalidade do curso escolhido), a renda mensal per capita da família pode ser de até 3 salários mínimos.

Para se inscrever, entre aqui: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Lula e o Prouni

O Programa Universidade para Todos foi concebido por Fernando Haddad – à época ministro da Educação – e sancionado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 13 de janeiro de 2005, a partir da Lei 11.096. Uma das principais marcas do primeiro mandato do ex-presidente e hoje candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o Prouni permitiu o acesso de estudantes de baixa renda à universidades privadas. As vagas são oferecidas em contrapartida à isenção tributária das instituições envolvidas.

Nos seus primeiros dez anos de existência, entre 2005 e 2015, o Prouni fez com que 2,55 milhões de estudantes de baixa renda pudessem ingressar em faculdades privadas, gerando melhores oportunidades para o segmento e uma verdadeira revolução no que se refere a democratização do acesso ao ensino superior.

“Vocês não sabem a minha felicidade ao ver que um filho de pedreiro virou doutor ou uma filha de empregada doméstica virou médica”, afirmou o ex-presidente em diversas ocasiões quando perguntado sobre o programa.

Acostumados a uma universidade completamente elitizada, setores das classes médias e altas criticaram o programa por anos, afirmando que o nível dos formandos cairia, gerando consequências para a sociedade com a queda na qualidade dos profissionais. No entanto, em estudo realizado com mais de 1 milhão de estudantes entre 2012 e 2014 pelos professores Jacques Wainer, do Instituto de Computação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Tatiana Melguizo, da Rossier School of Education da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ficou comprovado que o desempenho dos estudantes beneficiados pelo programa não deixava nada a desejar para os demais, pelo contrário. De acordo com a pesquisa, os beneficiados pelo Prouni tiveram desempenho acima de seus colegas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Cronograma

Inscrições: 1º a 4 de agosto

Resultado da 1ª chamada: 8 de agosto

Comprovação das informações: 8 a 17 de agosto

Resultado da 2ª chamada: 22 de agosto

Comprovação das informações da 2ª chamada: 22 a 31 de agosto

Lista de espera: 5 a 6 de setembro

Resultado da lista de espera: 9 de setembro

Comprovação das informações: 10 a 16 de setembro