O enlace do ex-presidente Lula (PT) com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja foi um dos principais assuntos que mais rendeu engajamento nas redes sociais desde o dia 20 de abril, segundo levantamento da Ativaweb, agência especializada em comunicação digital e política.
As redes de Lula - apesar de terem cerca de 14 milhões de seguidores a menos que Jair Bolsonaro (PL) - apresentaram maior engajamento que as do presidente. Por conta da movimentação em torno do casamento, Lula teve, taxa de engajamento de 4,74%, enquanto Bolsonaro registrou apenas 1,43%.
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No dia do casamento, na última quarta-feira (18), o Instagram e Facebook do ex-presidente ganharam 51.408 seguidores e registraram mais de 1 milhão de pessoas interagindo.
O levantamento da Ativaweb aponta também que Bolsonaro permanece mantendo sua base normal de engajamento. Para estimular a base de apoiadores, o presidente ataca ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo dados do levantamento.
Por outro lado, com o avançar da pré-campanha e o apoio de vários artistas e personalidades, Lula vem crescendo ainda mais nas redes.
DataFórum
DataFórum também revela que o casamento do ex-presidente foi o assunto que mobilizou a imprensa e as redes sociais.
Os grupos lulistas aproveitaram a ocasião para rebater matérias da imprensa tradicional que classificaram o casamento de Lula e Janja como "ostentação" e trouxeram para a discussão os gastos do presidente Bolsonaro com o cartão corporativo.
O campo bolsonarista agiu de maneira coordenada para atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que ontem recebeu a defesa do presidente da Corte, Luiz Fux. O discurso adotado pela extrema direita nas redes é de que o presidente Bolsonaro oferece ao STF uma "chance" de saída para a crise.
Por sua vez, o campo cirista aproveitou o vídeo de Ciro Gomes, onde o pedetista, a partir de um vídeo react, desferiu ataques ao comediante Gregório Duvivier. A reação dos ciristas revela que a tese do voto útil em Lula no primeiro turno gerou crise na campanha do PDT.
O casamento do ex-presidente Lula com Janja fez com que os grupos lulistas superassem os bolsonaristas em menções: 42% e 41%, respectivamente.
Os ciristas foram responsáveis por 4% das menções e os grupos lavajatistas com 3%. Foram analisados 623.628 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'.