PROPAGANDA ENGANOSA

McFake: "brasileiros estão acostumados com experiência", diz fast food

Representantes das duas redes de fast foods McDonald´s e Burger King esquivaram da audiência no Senado Federal nesta quinta-feira (12); nas justificativas, elas rebatem acusação de propaganda enganosa

McFake de picanhaCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
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Os representantes das duas redes de fast food McDonald´s e Burger King não vão comparecer à audiência no Senado Federal, nesta quinta-feira (12).  As duas redes foram convocadas pela Casa, para explicarem os casos de sanduíches (o McPicanha e o Whopper Costela) vendidos como sendo de picanha e costela, porém sem as carnes na composição dos hamburgueres. Tanto os responsáveis pelo McDonald’s no Brasil como pelo Burger King, no entanto, resolveram enviar cartas com as suas justificativas.

Nas justificativas enviadas, os representantes brasileiros das redes McDonald’s e Burger King  rebatem a acusação de propaganda enganosa com os seus sanduíches (respectivamente, o McPicanha e o Whopper Costela). As empresas afirmam que sempre deixaram claro para os consumidores qual era a "composição das carnes usadas".

O McDonald’s foi além e afirmou que os brasileiros estão acostumados a consumir e comprar produtos cujos nomes não remetem necessariamente à sua composição.

"O consumidor brasileiro está acostumado a adquirir produtos que sejam identificados por nomes que remetam ao sabor, ao aroma e à experiência que oferecem, e não necessariamente à sua composição", afirma trecho da carta, obtida pela Folha.

A empresa afirma ainda que o uso de um molho com esse sabor específico de picanha adicionava mais sabor ao sanduíche do que o uso da carne propriamente. Ainda acrescenta que, ao moer a carne de picanha para produzir o hambúrguer, a mesma perde a maior parte de suas propriedades, não transferindo ao hambúrguer o seu sabor característico.

A audiência segue prevista, a princípio, com a possível participação de representantes do Procon do Distrito Federal, da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

 

Entenda  o caso 

 

O lanche McPicanha, lançamento do McDonalds, não é feito de picanha e a própria rede de fast food confirmou isso. O fato se tornou público após uma denúncia da página do Instagram Coma Com os Olhos. 

Segundo a publicação do Coma Com os Olhos, "eles [McDonalds] de forma estratégica, deixaram uma informação extremamente relevante fora da divulgação. A tal carne de picanha, que internamente é chamada de carne pic, foi descontinuada. Desde o 5 de abril, os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam usar a carne 13.1, ou seja, a da linha Tasty". 

A página também revela que a campanha do lanche McPicanha lançada nas redes sociais informa com letras miúdas e brancas sobre um fundo vermelho que o hambúrguer é "100% bovino" com molho de picanha. 

"Tal informação, que não é passada ao consumidor da marca, é comprovada através dos prints de materiais de treinamento interno que foram obtidos com funcionários do McDonalds Brasil", revela a página Coma Com os Olhos. 

Em nota, a rede de fast food confirmou que o lanche McPicanha não é composto de picanha. "A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada 'Novos McPicanha' tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha)", diz a nota. 

A rede também explica que "uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara", esclarece a rede.