ATÉ ISSO?

Conservadores: Cartaz com Jesus e mulheres “decotadas” gera confusão no Piauí

Ilustração divulga uma peça da Paixão de Cristo e é o mais novo “moinho de vento” da direita. Encenação conta com mais de 250 pessoas na produção

Paixão de Cristo em Teresina.Créditos: Prefeitura de Teresina/Reprodução
Escrito en BRASIL el

Um cartaz de divulgação da encenação da Paixão de Cristo realizada pelo grupo de teatro Monte Castelo, com o patrocínio da Prefeitura de Teresina, capital do Piauí, gerou discórdia e confusão nas redes e tornou-se o novo “moinho de vento” a ser combatido pela direita reacionária brasileira, tudo porque a imagem do ator que representa Jesus está circundada de misses que usam roupas “decotadas”.

As mulheres que aparecem na imagem não estão caracterizadas como personagens e por isso não usam figurino de época, já que a intenção era apenas a de mostrar o elenco que participará da peça. A explicação não foi suficiente para evitar os ataques furiosos dos cidadãos “cristãos” e “de bem”.

"O cartaz sugere mais uma festa profana do que propriamente um sofrimento de Cristo que foi crucificado", escreveu um usuário do Twitter, criticando a peça, enquanto outro preferiu ironizar o cartaz: "Teresina sempre inovadora, a Paixão de Cristo foi reformulada e vai tratar da relação de Jesus com digital influencers onde ele faz um curso de como engajar e conquistar fiéis pelo Instagram".

O espetáculo é realizado há 36 anos na cidade e este ano, o primeiro após a pandemia, contará com mais de 250 pessoas entre artistas, produtores, figurinistas, cenógrafos e técnicos. Para os responsáveis pelo evento, esse é só mais um motivo para implicância por parte dos ditos conservadores, porque o contexto em que as imagens estão colocadas no cartaz não relacionam as mulheres ao conteúdo religioso que será apresentado. Para o responsável pelo Teatro Monte Castelo, até o propósito de levar a palavra de Cristo é deixado de lado em polêmicas desnecessárias do tipo.

"As pessoas têm que fazer uma reflexão melhor, porque estamos vivendo uma pandemia e muitas pessoas perderam a vida e o que estamos fazendo aqui é evangelizar através do teatro. Em momento nenhum a gente quer, jamais, denegrir a imagem de Cristo. A maldade está no coração das pessoas", protestou o produtor da encenação, Robervaldo Medeiros, em entrevista ao diário Folha de S.Paulo.

Uma das atrizes que aparecem na imagem que gerou burburinho nas hostes conservadores da capital piauiense e da internet é Pillar Costa. Ela foi às redes explicar o óbvio e disse que toda a produção envolve uma mensagem positiva, que não deveria suscitar esse tipo de acusação.

“Eu acho que tem que separar as coisas. A foto colocada tem intuito de apresentar as pessoas, não as personagens. É uma interpretação equivocada. Peço desculpas se alguém sentiu de alguma forma ofendida e triste, mas é uma peça que fala de amor, de luz”, refutou a artista.

A Prefeitura de Teresina, embora tenha salientado que toda a produção do espetáculo, inclusive a confecção dos cartazes de divulgação, é de responsabilidade do Teatro Monte Castelo, reiterou seu apoio à arte, se afastando da polêmica desnecessária e assegurando que a Paixão de Cristo será realizada na cidade sem qualquer tipo de censura.

“Toda a parte audiovisual do evento foi produzida pelo grupo de teatro. A prefeitura reforça o seu compromisso com a arte e cultura da cidade”, manifestou-se a administração municipal.