Guilherme Saraiva (PDT), prefeito de Barbalha, cidade do interior do Ceará, decretou estado de calamidade pública, nesta quarta-feira (13), em consequência das fortes chuvas que castigam o município. Além disso, vai pedir ajuda ao governo federal.
O canal que corta a cidade transbordou no começo da manhã de quarta, o que provocou inúmeros transtornos à população. Carros foram arrastados e ficaram submersos, portões de imóveis acabaram arrancados devido à força da enxurrada e várias residências foram inundadas.
Por meio de um decreto local, a prefeitura de Barbalha libera a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de combate ao desastre e de recuperação dos imóveis.
Segundo informações do Hospital São Vicente de Paulo, um motorista que trafegava sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. “Ele teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado”, disse o representante da unidade de saúde.
Prefeitura inicia levantamento de famílias desabrigadas ou desalojadas
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “equipes estão indo aos locais mais atingidos para iniciar um levantamento de quantas famílias estão desabrigadas ou desalojadas”.
A governadora Izolda Cela (PDT) declarou, na tarde desta quarta, que colocou as forças de segurança e a Defesa Civil do estado do Ceará à disposição da cidade de Barbalha.