Um flagrante veiculado pelo Instagram dos Jornalistas Livres em vídeo mostra dois policiais militares agredindo um morador em situação de rua nesta terça-feira (1º), em Florianópolis (SC).
Nas imagens, feitas do outro lado da rua, pode-se ver um dos policiais estrangulando a vítima enquanto uma outra policial observa.
Te podría interesar
A seguir, o mesmo policial que agredia o rapaz, se levanta e desfere pontapés contra ele.
PM de Santa Catarina
Em 2020, durante a pandemia, foram registradas 83 mortes em confrontos com a PM do estado, um aumento de 14% com relação ao ano anterior.
Te podría interesar
As mortes em confronto com a PM de Santa Catarina representaram no ano retrasado 12% das mortes violentas registradas no Estado (691 registros).
Os registros das mortes violentas intencionais caíram de 811 em 2020 para 739 ocorrências em 2021, de acordo com relatório da própria PM. A média dos últimos anos (2008 a 2019) era de 921.
As regiões policiais militares (RPM) em Balneário Camboriú e Florianópolis apresentaram as maiores quedas, de quase 30%. As mortes em decorrência de intervenção policial também reduziram 21%.
Câmeras corporais
Um grupo de pesquisadores aponta que ocorreu uma redução da violência policial em todo o Brasil, sobretudo, pelo fato das corporações passarem a usar câmeras corporais.
Os equipamentos levaram a uma redução de 61,2% no uso da força (como contatos físicos e uso de algemas) pelos agentes, com melhoria também na eficiência dos registros e encaminhamento dos casos.
A análise ocorre em um momento em que essa tecnologia está em uso pela PM de São Paulo e em expansão em outras corporações do País.