URGENTE

Paulinha Abelha morre após problemas renais e dias em coma profundo

Morte da artista foi confirmada pelo Hospital Primavera na tarde desta quarta-feira

Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

A cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira (23) em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico que provocou morte encefálica. A artista estava internada desde o dia 11 de fevereiro em Aracaju (SE) após apresentar problemas renais. Paulinha Abelha estava em estágio de coma profundo.

Em nota divulgada na tarde desta quarta, o Hospital Primavera, onde ela estava internada, confirmou a morte. "Paulinha Abelha faleceu hoje às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico", diz o hospital.

"Nas últimas 24 horas apresentou importante agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética, e associada a coma profundo. Foi então iniciado protocolo diagnóstico de morte encefálica, que confirmou hipótese após exames clínicos e complementar específicos", acrescenta o boletim médico.

"Ela estava internada no Hospital Primavera desde o dia 17 de fevereiro, sob os cuidados das equipes médicas de terapia intensiva, neurologia e infectologia", finaliza.

Síndrome tóxicometabólica

Médicos que atendiam a artista confirmaram na terça-feira (22) que Paulinha estava na escala mais grave de um coma, chamada de Glasgow 3. Para se ter ideia, uma pessoa saudável apresenta a escala Glasgow 15. 

Os médicos usaram o termo “síndrome tóxicometabólica” para definir o caso da vocalista. Segundo a equipe, alguma substância que circula no corpo da paciente estava causando inflamações ou lesões nos órgãos. 

“Quando se fala em quadro de síndrome tóxicometabólica é porque tem alguma substância circulando no corpo da paciente que deve estar gerando uma cascata de lesões nos órgãos. Qualquer substância – seja prescrita ou não -, medicamento é droga. Mas quando Paula o fez foi de caráter supervisionado. A gente trabalha, sim, com a possibilidade de alguma intoxicação de medicamentos, existem exames em andamento, iremos confirmar ou negar. Nesse momento essa resposta nós não temos”, declarou a equipe médica.

A equipe médica ainda desmentiu a informação, a princípio divulgada pela equipe de Paulinha, de que ela tivesse bactéria no cérebro, quadro conhecido como meningite. "Essa informação é fake. Ela tem uma encefalopatia severa, que é um dano renal, tem um dano hepático e por último um dano cerebral. O tratamento vem sido dado no intuito de diminuir, regredir ou compensar as diversas disfunções que ela tem pra ver se existe possibilidade de fazer a compensação do dano neurológico", disse um dos profissionais de saúde. 

Quem foi Paulinha Abelha?

Natural de Simão Dias (SE), Paulinha Abelha começou a carreira na música no grupo Panela de Barro, onde ficou por três anos. Depois, foi descoberta pelo Calcinha Preta, onde permaneceu por 12 anos com enorme sucesso. Depois de idas e vindas, voltou ao grupo em 2018, onde permaneceu até o fim.

Em fevereiro de 2020, após um hiato provocado pela pandemia da Covid-19, o Calcinha Preta gravou um DVD de comemoração de 25 anos do grupo de forró, com participação da artista nos vocais.