Um cinegrafista foi atropelado propositalmente quando fazia imagens em frente à Delegacia Seccional de Campinas, no interior de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (14). A equipe de reportagem da TV Thati, afiliada da Record TV, foi alvo de um atentado, segundo o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil.
Embora a cena tenha sido muito forte, registrada pelo próprio profissional, Leandro Marques teve apenas ferimentos leves, enquanto a repórter Juliana Giachini, embora muito próxima da colisão, nada sofreu. A dupla de jornalistas contou que estava produzindo uma matéria sobre um caso de violência doméstica e que foi gravar do lado de fora do prédio policial, momento em que um carro prata arrancou em alta velocidade e foi lançado propositalmente em cima de Marques.
As imagens do acidente foram mostradas para a mulher sobre quem a equipe fazia a reportagem no DP, mas a vítima disse ao delegado que não conhecia o automóvel que foi usado para atropelar os jornalistas. Até o momento, a polícia e os envolvidos na ação violenta não têm ideia da autoria do ataque e tampouco da motivação.
"É fundamental a imediata identificação e punição do responsável por esse ataque contra os profissionais, que se soma à uma preocupante frequência de atentados contra a vida de jornalistas durante o exercício da atividade profissional" disse uma nota oficial divulgada em conjunto pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).
Veja as imagens: