Um morador da Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, instalou câmeras em sua residência após, segundo ele, o local ter sido invadido dez vezes por policiais militares sem mandado, e flagrou os PMs furtando alimentos, bebidas e objetos da casa.
As imagens mostram os agentes entrando no imóvel e mexendo em tudo, abrindo a geladeira e conferindo bebidas alcoólicas e carne congelada. Eles, que são lotados no Batalhão de Ações com Cães (BAC), ainda pegam uma caixinha de som portátil. De acordo com o proprietário da residência, alimentos, um frasco de perfume e caixas de água de coco também foram subtraídos.
A gravação, que não tem data, foi entregue à Corregedoria da Polícia Militar, que instaurou um inquérito para apurar as denúncias de invasão de propriedade sem mandado judicial e furto dos produtos. Incumbido de se pronunciar em nome da corporação, o tenente-coronel Ivan Braz, que é porta-voz da PM fluminense, disse que a conduta dos servidores é “inaceitável” e que os processos que serão abertos para investigá-los pode “suscitar até a expulsão” dos agentes.
O morador explicou que o monitoramento foi feito em tempo real por meio de um aplicativo que permite acompanhar o ambiente ao vivo pelo celular ou por um computador. Os policiais militares não foram identificados pelo comando da PM.