A Defesa Civil da cidade de Rio das Ostras (RJ) decretou Situação de Emergência na manhã desta terça-feira (20), por conta das fortes chuvas que caíram nas últimas horas no município.
Vídeos mostram ruas alagadas, crateras abertas e carros ilhados por conta dos transtornos. De acordo com a Defesa Civil, “o índice de chuva atingiu 158 milímetros nas últimas 24 horas e há iminência de transbordamento do Rio Jundiá, que pode atingir diretamente as localidades do Praia Âncora e Village Rio das Ostras. O Canal de Medeiros já atingiu seu limite máximo”.
Te podría interesar
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
“As equipes continuam nas ruas e atendendo aos chamados da população. Não temos registro de desabrigados ou desalojados, mesmo assim a Secretaria de Assistência Social já preparou o Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Barcellos, em Nova Esperança, para receber quem precisar e definirá pontos de doação de alimentos destinados às pessoas nestas situações”, informa ainda a nota.
Te podría interesar
Veja vídeos de Rio das Ostras e a nota da Defesa Civil na íntegra abaixo:
Nota da defesa Civil
A Defesa Civil de Rio das Ostras declara Situação de Emergência na Cidade depois das últimas avaliações dos corpos hídricos.
O índice de chuva atingiu 158 milímetros nas últimas 24 horas e há iminência de transbordamento do Rio Jundiá, que pode atingir diretamente as localidades do Praia Âncora e Village Rio das Ostras. O Canal de Medeiros já atingiu seu limite máximo.
O plano de contingência usado neste momento é o de chuvas intensas, que atende alagamentos, inundações e deslizamento de terra. A equipe está averiguando uma situação de deslizamento de terra na localidade de Nova Cidade.
As equipes continuam nas ruas e atendendo aos chamados da população. Não temos registro de desabrigados ou desalojados, mesmo assim a Secretaria de Assistência Social já preparou o Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Barcellos, em Nova Esperança, para receber quem precisar e definirá pontos de doação de alimentos destinados às pessoas nestas situações.
MEDIDAS PREVENTIVAS – A Secretaria de Obras informa que as medidas de prevenção foram realizadas como a limpeza de bueiros e manutenção nas bombas do Piscinão de Cidade Praiana, mas devido ao grande volume de chuva, muito além do normal, estas medidas não estão dando conta.
A previsão é de que continue a chover forte durante todo o dia e a Defesa Civil segue monitorando a situação.
Em casos de emergência, ligue para o 199.