FIM DE FESTA

VÍDEO: Bolsonaro aparece abatido, olha "para o nada" e fica em silêncio durante cerimônia militar

O ainda presidente, ao longo do evento, publicou uma foto em que aparece escrevendo em um papel, gerando uma série de especulações entre bolsonaristas que acampam há um mês em quartéis generais

Bolsonaro aparece abatido em cerimônia militar.Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en BRASIL el

Há quase um mês calado, o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma rara aparição pública nesta quinta-feira (1) ao participar de uma cerimônia de promoção de oficiais do Exército em Brasília. O fato gerou frisson entre bolsonaristas que acampam em frente a quartéis generais, esperançosos de que o mandatário, ao se reunir com generais, daria uma resposta aos pedidos tresloucados de golpe militar. 

O que se viu, no entanto, foi um futuro ex-presidente com semblante abatido. Apesar de ter sido fechada à imprensa, a cerimônia foi transmitida pela TV Brasil e, durante cerca de 1 hora de evento, Bolsonaro permaneceu em silêncio e, muitas vezes, foi flagrado olhando "para o nada". 

Enquanto a cerimônia acontecia, Bolsonaro ainda foi às redes sociais e publicou uma foto que abriu uma série de especulações entre os bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições. Na imagem, postada sem nenhuma legenda, ele aparece assinando um papel.

Para alguns radicais, o mandatário estaria tomando uma decisão importante que mudaria os rumos do país. Rodrigo Constantino, por exemplo, republicou a foto com a legenda: "Assina que eu autorizo!". Outro bolsonarista escreveu: "A esquerda está desesperada com o Capitão assinando um documento! Deixa o meu Presidente trabalhar!"

Entre usuários das redes sociais do campo de esquerda ou progressista, porém, a reação foi totalmente distinta e a foto de Bolsonaro virou motivo de piada. "Está assinando a carta de rescisão na salinha do RH", disse um internauta, em meio a centenas de comentários que vão na mesma linha 

Lula diplomado em 12 de dezembro 

Apesar de Bolsonaro alimentar as esperanças de golpistas ao publicar fotos sem legenda, gerando teorias da conspiração, o fato é que ele está a poucos dias de se tornar oficialmente ex-presidente. 

Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o próximo dia 12 de dezembro a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A partir do ato, o petista já se torna apto para exercer o mandato

Em paralelo, o gabinete de transição avança nas articulações para o início do novo governo e a festa da cerimônia de posse já vem sendo preparada, com inúmeros artistas confirmados. Além disso, autoridades de outros países já se preparam para aclamar Lula como novo presidente. O governo dos Estados Unidos, por exemplo, reservou praticamente um hotel inteiro em Brasília para acomodar sua comitiva no evento de posse do petista. 

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar