Os bloqueios criminosos de golpistas apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que vêm interditando rodovias pelo país por não aceitarem o resultado das eleições, impediu um paciente de São Paulo entre a vida e a morte de receber um coração doado para transplante.
O órgão, de um homem que teve morte cerebral em Goiânia (GO), seria transportado para São Paulo na última terça-feira (2), mas o envio foi cancelado por causa dos bloqueios nas estradas.
“As equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, informou, em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Já a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás diz que "inicialmente havia a possibilidade de captação do coração para receptor de São Paulo, mas por questões de logística não foi possível. Entretanto, foi avaliada a compatibilidade de receptores em Brasília, mas não houve receptor compatível”.
Com o problema logístico, o órgão não poderá mais ser aproveitado. Isso porque o transporte deve ser rápido já que, segundo cardiologistas, o coração tem uma viabilidade de, no máximo, cinco horas após ser retirado do corpo do doador.