O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou neste sábado (12) por uma bateria de exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e segundo o deputado federal e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que acompanhou o petista, seu estado de saúde é "ótimo".
Boletim médico assinado por Roberto Kalil Filho, Artur Katz e Rubens Brito informa que os exames de Lula mostraram uma inflamação na garganta "decorrente de esforço vocal" e "pequena área de leucoplasia na laringe". "Garganta inflamada de quem falou muito (...) Mas está super bem, firme e forte", explicou Padilha.
O ex-ministro da Saúde informou, ainda, que os exames indicaram a remissão completa do tumor diagnosticado na laringe de Lula no ano de 2011 - isto é, não há mais células cancerígenas no organismo do futuro presidente.
Na próxima segunda-feira (14), Lula embarcará para o Egito, onde participará da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP27.
Assista abaixo o vídeo em que Padilha fala sobre a saúde de Lula após os exames
Confira a íntegra do Boletim Médico
"Boletim Médico
Luiz Inácio Lula da Silva
12/11/2022 – 15hs
O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliação clínica multidisciplinar de rotina.
Foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe.
O presidente eleito foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz e Dr. Rubens Brito"