VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Secretário bolsonarista é exonerado pela Prefeitura de Taboão da Serra após agredir mulher

Rodrigo Falcão é delegado de polícia e atuava na prefeitura desde agosto de 2021; Agressão foi flagrada por câmeras de segurança em 2020 e só veio a público nesta semana

Rodrigo Falcão, ex-secretário de segurança municipal de Taboão da Serra (SP). Créditos: Reprodução/Prefeitura Taboão da Serra
Escrito en BRASIL el

O prefeito José Aprígio da Silva (Podemos) de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, decidiu exonerar nesta quarta-feira (19) seu Secretário de Segurança, o delegado bolsonarista Rodrigo Falcão. Aprígio teve acesso na última terça (18) a um vídeo em que Falcão aparece agredindo uma mulher ao lado de guardas municipais, em 11 de agosto de 2020, durante uma abordagem.

A gravação feita por câmera de segurança e, apesar de já ter dois anos era inédita até então e começou a circular nesta semana nas redes sociais. À época Falcão ainda atuava na polícia, seu cargo na prefeitura começou em agosto de 2021.

O material chegou ao conhecimento da administração municipal, que decidiu apurar naquele momento se a agressão cometida por Falcão o credenciava ou desabonava a continuar no cargo. O delegado alegou que “foi usado de força moderada para contê-la”, referindo-se a mulher agredida.

De acordo com o G1, no Termo Circunstanciado assinado pela mulher constam apenas os crimes de “desacato” e “resistência”. A GCM e a Polícia Civil teriam sido chamadas naquele dia para atender uma ocorrência de “perturbação do sossego” durante a pandemia em um bar da cidade.

No vídeo, Falcão agride uma mulher aparentemente rendida por agentes da Guarda Civil Metropolitana, que nada fizeram para contê-lo. Além de investigar a conduta do agora ex-secretário, a prefeitura também prometeu averiguar por qual razão os guardas não tomaram providências após presenciarem a agressão. Os GCMs passarão por processo administrativo interno.