O casarão que desabou em Ouro Preto na manhã desta quinta-feira (13), conhecido como Solar Baeta Neves, era a primeira construção de estilo neocolonial da cidade, segundo o prefeito Angelo Oswaldo (PV).
Construído no fim do século XIX e inaugurado em 1906, o imóvel era tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O registro mais antigo sobre o terreno indica que ele foi adquirido em 1890 pela família Baeta Neves e construído nos dois anos seguintes. A casa tinha pisos em marchetaria e teto em madeira totalmente feito à mão.
Programa Monumenta
O Solar foi um dos imóveis restaurados pelo Programa Monumenta, do Instituto em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. A obra, que recebeu investimentos de R$ 373,5 mil, foi entregue em 2010.
O casarão, que pertencia ao município e guardava alguns arquivos antigos da Secretaria de Patrimônio referentes a processos de construção, foi interditado em 2012, por causa de outro deslizamento.
De acordo com o Iphan, “o casarão não era tombado isoladamente, mas sim como parte do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto".
Veja imagens abaixo: