Enquanto inúmeras cidades do Brasil e do mundo convivem com polêmicas com relação à obrigatoriedade de vacinação contra a Covid, a prefeitura de Niterói (RJ), liderada por Axel Grael (PDT), inovou e vai exigir comprovante de imunização dos servidores públicos municipais.
Os funcionários da prefeitura precisarão, ao final deste mês de setembro, entregar junto com a folha de ponto o comprovante de que tomou as duas doses da vacina.
Trata-se de uma regulamentação do decreto municipal baixado em agosto que torna a vacinação contra a Covid obrigatória a todos os servidores municipais e a prestadores de serviços contratados pela administração da cidade.
"O funcionário público com imunização completa contra a Covid-19, além de proteger a própria vida e de sua família, garante ao cidadão mais confiança e segurança na prestação do serviço da administração municipal", diz, em comunicado, a prefeitura de Niterói.
O processo de retomada das atividades presenciais dos servidores foi iniciado recentemente com o avanço da vacinação na cidade, No início da pandemia, em 2020, a prefeitura autorizou maiores de 60 anos, grávidas, pessoas com deficiência e comorbidades a ficarem em casa e adotou trabalho remoto em setores não essenciais, enquanto o atendimento presencial para serviços essenciais foi limitado.
Réveillon em Niterói é possível
A gestão municipal de Niterói informou, no início desta semana, que criou um plano de retomada de atividades com três fases que vai até janeiro.
No âmbito deste plano, a prefeitura pretende alcançar a marca de 80% da população da cidade até o ano novo. Se o número for atingido, as festas de réveillon serão autorizadas a acontecer sem a obrigatoriedade de máscaras e com 100% do público.
Atualmente, Niterói conta com 71% da população adulta imunizada contra a Covid com duas doses.