Um jovem de 17 que fugia de uma abordagem policial na cidade de Pérola, no interior do Paraná, foi recebido com uma violenta voadora por um PM após cair com o veículo e se levantar para ser revistado. As imagens impressionam pela agressividade desproporcional empregada pelo agente público.
O caso ocorreu na noite de domingo (1°), na avenida principal do pequeno município de 11 mil habitantes, que fica na região Noroeste do Estado, a 200 km de Maringá, e foi filmado por populares que estavam em estabelecimentos próximo ao local.
Na ação, gravada por diversos ângulos, é possível ver e ouvir uma viatura da PM que trafega pela via em alta velocidade, com sinais de luz e som ligados, paralelamente ao rapaz que conduz a moto no mesmo sentido, mas na pista do lado contrário. Policiais e suspeito estão separados pelo canteiro de plantas da avenida.
Ao final do trecho dos arbustos, num cruzamento, o carro dos PMs fecha a moto e dá um pequeno toque na traseira dela, provocando a queda do condutor. O adolescente se levanta e não esboça qualquer reação, momento em que um policial salta da viatura e aplica uma voadora muito forte no tronco do rapaz, que cai imediatamente no chão.
O comandante do 25° Batalhão da Polícia Militar, onde os envolvidos na abordagem são lotados, ao tomar conhecimento do fato pelas gravações que circulam pelas redes, solicitou o material para abrir um procedimento que analisará a conduta dos dois policiais, que alegaram no BO registrado na delegacia da cidade que “fizeram uso progressivo da força”.
O Conselho Tutelar de Pérola foi acionado para comparecer ao distrito policial onde era lavrada a ocorrência, ainda na noite de domingo (1°), mas não tomou nenhuma medida em relação à agressão sofrida pelo menor, limitando-se apenas a orientar os pais do jovem, que foram ao local para liberação do filho, que é morador do município vizinho de São Jorge do Patrocínio.