Bolsonaro teria constrangido presidente de Portugal com piadas de teor sexual

Durante passagem de Marcelo Rebelo de Sousa pelo Planalto, Bolsonaro ainda se recusou a usar máscara, enquanto toda a comitiva do português estava com a proteção

Marcelo Rebelo de Sousa com Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en BRASIL el

Além de demonstrar seu negacionismo ao não usar máscara de proteção durante visita do presidente de Portugal, no início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro teria constrangido o chefe de Estado europeu com piadas de teor sexual.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o chefe do Executivo brasileiro, durante almoço com Marcelo Rebelo de Sousa, teria feito "papel de tiozão do churrasco", o que teria causado péssima impressão no presidente português e em sua comitiva.

Em março deste ano, Bolsonaro chegou a ser condenado a indenizar a jornalista Patrícia Campos Mello por ter feito, em 2020, piada de teor sexual contra ela. "Ela queria, ela queria um furo. Ela queria dar o furo [risada geral] a qualquer preço contra mim", disse na ocasião.

Negacionismo

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta no dia 2 de agosto, em Brasília, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado português veio ao Brasil para participar da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, ocorrida em São Paulo no dia 31 de julho.

Na ocasião, Bolsonaro fez questão de mostrar a Sousa seu negacionismo.

Durante todo o cerimonial de recepção do presidente português, o chefe do Executivo brasileiro, bem como seus ministros e assessores, permaneceram sem máscara de proteção, contrastando com a postura da comitiva de Portugal: tanto mandatário europeu quanto sua equipe usavam o acessório.

Bolsonaro é alvo de multas aplicadas por governadores por promover aglomerações e desrespeitar o uso de máscara que, por lei, é obrigatório em espaços públicos. Quando esteve em visitas oficiais em outros países, no entanto, o presidente brasileiro usou a proteção.

O único momento em que Marcelo Rebelo de Sousa ficou sem máscara foi durante um almoço no Palácio do Planalto. Além dele e do presidente brasileiro, participaram do encontro o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).