Parcial e definitivamente suspeito, o ex-juiz Sergio Moro foi às redes sociais para elogiar os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux, todos favoráveis a ele.
Apesar desses votos, o grupo lavajatista terminou derrotado por 7 a 4, no julgamento que decidiu pela manutenção da suspeição de Moro, por quebra de imparcialidade na atuação de processos contra o ex-presidente Lula.
“Os votos dos Mins. Fachin, Barroso, Marco Aurélio e Fux, não reconhecendo vícios ou parcialidade na condenação por corrupção do Ex-Presidente Lula, correspondem aos fatos ocorridos e ao Direito. Nunca houve qualquer restrição à defesa de Lula, cuja culpa foi reconhecida por dez juízes”, tuitou Moro.
Nulidade do processo
Com o fim do julgamento, fica formalmente reconhecido pelo STF que o ex-juiz Sergio Moro atuou de forma parcial no julgamento das denúncias apresentadas contra o ex-presidente Lula no âmbito do processo do Triplex do Guarujá, da Operação Lava Jato.
A suspeição definitiva impacta na nulidade de todo o processo, desde a coleta de provas até a decisão final.