Valdiney Gouveia, reitor nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para comandar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) mesmo sem ter sido eleito pela comunidade acadêmica, decidiu monocraticamente remover a universidade do programa Univerciência, da TVE Bahia e da Educadora FM.
Segundo reportagem do Brasil de Fato, Gouveia alegou falta de afinidade às pautas e aos trabalhos desenvolvidos pelo programa de divulgação científica, que, segundo ele "se mostram muito mais com propósitos político-partidários do que estritamente acadêmico-científicos”.
A decisão, que desfaz a parceria da TV UFPB com TVE Bahia e da Educadora FM, deveria passar por um conselho da emissora universitária antes de ser concretizada, mas foi decidida monocraticamente pelo reitor. Gouveia não recebeu nenhum voto para comandar a universidade e sua nomeação é alvo de julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
Conforme aponta a reportagem, a decisão foi tomada após o reitor não-eleito ter sido alvo de críticas na cerimônia de lançamento do Univerciência. "Reitor eleito é reitor empossado!", disse um dos presentes.
A frase fez com que Gouveia se revoltasse e exigisse o encerramento da transmissão na TV UFPB, o que não foi atendido.
Confira a reportagem completa no Brasil de Fato