Uma situação que se repetiu inúmeras vezes entre os dois primeiros meses da vacinação contra a Covid-19 se repetiu no último sábado (8) na cidade de Campo Limpo Paulista (SP). Uma técnica de enfermagem foi afastada de suas atividades sob suspeita de ter "fingido" aplicar a vacina em um idoso de 68 anos.
O homem percebeu que não havia sido vacinado após ver o vídeo gravado pelos familiares que acompanharam o momento que seria de sua imunização, no ginásio de esportes Aldévio Barbosa de Lemos. Nas imagens, é possível ver que a enfermeira fura o braço dele com a agulha, mas não aperta o êmbolo da seringa para que o líquido fosse injetado.
O idoso chegou até mesmo a desconfiar que não havia sido vacinado, já que afirmou que "não sentiu nada", perguntando se de fato a profissional de saúde havia injetado o imunizante. Ela, entretanto, insistiu que sim.
Após ver o vídeo, no entanto, o homem procurou a coordenação de Vigilância Sanitária da cidade para denunciar a suposta fraude, que foi confirmada depois que a seringa cheia com o imunizante foi encontrada no lixo.
A própria prefeitura de Campo Limpo Paulista registrou um boletim de ocorrência contra a enfermeira e, além de afastá-la, instaurou inquérito de crime contra a administração pública e de crime contra a saúde pública. "Daremos andamento para que as medidas legais sejam cumpridas e já estamos em processo de abertura de sindicância interna", diz comunicado da gestão municipal.
À TV TEM, afiliada da Globo em Campo Limpo Paulista, a filha da profissional de saúde afirmou que ela está abalada com o ocorrido e que "não agiu de má-fé".
Assista o vídeo que mostra o momento da aplicação fraudulenta da vacina divulgado pelo portal UOL.