Sem verba, IBGE suspende provas para concurso com mais de 200 mil vagas para o Censo 2021

De acordo com o instituto, se mantido o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional, a realização do Censo fica comprometida

Foto: IBGE/Divulgação
Escrito en BRASIL el

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou nesta terça-feira (6) que suspendeu a realização das provas dos concursos para o Censo 2021. A suspensão vale para 181.898 vagas de recenseador e 22.409 vagas para agente censitário municipal e supervisor.

A decisão foi tomada após a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Orçamento para este ano, que reduziu a apenas R$ 71 milhões o valor destinado para a realização da pesquisa. O valor acordado era de R$ 2 bilhões. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Bolsonaro.

O IBGE afirma que o valor aprovado no Orçamento inviabiliza a realização do Censo. Caso a questão da verba seja revertida, novas datas poderão ser definidas para a realização dos concursos.

"Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico. Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente. O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico", diz a nota do IBGE.