Na luta contra o câncer, Covas tem piora e é diagnosticado com líquido ao redor do pulmão e abdômen

Prefeito tinha previsão de alta no início da semana, mas apresentou novas complicações decorrentes da doença

Reprodução/Instagram
Escrito en BRASIL el

Em coletiva de imprensa no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde deste quarta-feira (21), médicos de Bruno Covas (PSDB) informaram que o prefeito da capital apresentou novas complicações em decorrência do câncer e seguirá sem previsão de alta.

O tucano está na luta contra a doença desde outubro de 2019, quando foi constatado um tumor na transição entre o estômago e o esôfago. Ele passou por sessões de quimioterapia e imunoterapia e, em fevereiro deste ano, foi constatado um novo nódulo cancerígeno em seu fígado, o que o levou a passar por novas sessões de quimioterapia. Já na última sexta-feira (16), exames constataram novos pontos de câncer no fígado e nos ossos, o que fez o prefeito ser internado e retomar o tratamento.

Inicialmente, a previsão de alta era no início desta semana, mas Covas teve uma piora e foi diagnosticado com acúmulo de líquido ao redor dos pulmões e do abdômen que, segundo os médicos, é decorrente da inflamação de um dos tumores.

"Havia previsão de alta para o início da semana, mas houve este fato novo - a inflamação do tumor causou acúmulo de líquido no abdômen e nos pulmões, entre as pleuras", disse o médico David Uip.

O acúmulo de líquido ao redor dos pulmões pode causar dificuldades respiratórias e, para impedir que isso aconteça, foram inseridos drenos nas laterais do corpo de Covas para a retirada. Não é possível especificar, no entanto, quando todo o líquido será drenado. "Até a retirada do dreno, que irá ocorrer com a diminuição do líquido, ele permanecerá internado", completou Uip.

Além da drenagem do líquido, o prefeito está recebendo alimentação através de sonda, durante o período noturno, para fazer com que ele ganhe peso, já que o tratamento de quimioterapia e imunoterapia o deixa fraco.

Segundo a equipe médica, no entanto, Covas está clinicamente bem e seguirá despachando como prefeito enquanto sentir-se apto. "A nossa expectativa é que, com a atuação do tratamento, esse quadro sofra uma reversão", disse o Dr. Artur Katz.

Nesta terça-feira (20), pelas redes sociais, Covas agradeceu o “apoio e carinho” e procurou tranquilizar amigos, familiares e eleitores. “A luta continua e o trabalho não pode parar. O apoio e o carinho que recebo todos os dias me dão cada vez mais força. Seguirei como sempre: de cabeça erguida e cumprindo, junto com minha equipe, nossos compromissos com São Paulo”, escreveu.